sábado

Pró - Letramento



Programa de Formação Continuada para Professores Alfabetizadores é proposto pelo Ministério da Educação e Cultura e é desenvolvido em parceria com as Instituições Formadoras (Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG e Universidade Federal do Espírito Santos - UFES) e as secretarias estaduais e municipais de ensino, perfazendo uma carga horária de 84 horas presenciais e 36 horas semipresenciais, perfazendo uma carga horária total de 120 horas.


Sendo assim, a formação dos professores das séries/anos iniciais do Ensino fundamental, da Rede Estadual de Ensino de Alagoas, vem sendo ampliada com o Pró-Letramento, através da Diretoria de Educação Infantil e Ensino Fundamental – DEINEF e Gerência de Implementação e Execução da Política de Educação Infantil e Ensino Fundamental - GEINEF, que consolidou o referido programa em 260 escolas, distribuídas em todas as Coordenadorias de Ensino – CES, contemplando todos os municípios que possuem escolas estaduais. A formação tem como objetivo é Implementar Formação Continuada nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática como forma de subsidiar a prática pedagógica, objetivando alcançar resultados positivos de aprendizagem.

Objetivos do Pró-letramento:

· Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de matemática;
· Propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente;
· Desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão da matemática e da linguagem e seus processos de ensino e aprendizagem;
· Contribuir para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada;
· Desencadear ações de formação continuada em rede, envolvendo Universidades, Secretarias de Educação e Escolas Públicas dos Sistemas de Ensino.

Os materiais do Pró-letramento em Matemática foram produzidos por professores dos cinco Centros de Formação Continuada em Educação Matemática e Científica da REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA, das Universidades UFES, UFRJ, USISINOS, UNESP e UFPA.

O material didático

Cada um dos fascículos tem uma estrutura mais ou menos fixa composta de leituras e com “estilo próprio” de elaboração que depende, digamos, do “jeito de ser” de cada professor. Ao longo do curso estudamos os seguintes fascículos:
Atualmente, em Maceió, está acontecendo o Pró-Letramento de Matemática nas escolas estaduais, que iniciou em julho e termina em Novembro de 2009.

Um comentário:

  1. olá caras amigas! passei e decidi seguir rsrs.....ta ficando lindo!!! eu tbm faço o PRÓ-LETRAMENTO........tem um selinho p vcs em meu blog.aguardo vossa visitinha.....mega bjuxxx =*

    ResponderExcluir

Apresentação do meu TCC do Normal Superior - FTC Ead - Nov/2009

Apresentação do TCC - Normal Superior - FTC-EaD (1º dia)

Blogs que ajudam

Quem somos nós

Recadinhos

Arquivo do blog